GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO







terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

O que é o Sistema de Informação ?

Qual a diferença entre dado, informação e conhecimento ?
Os dados são fatos, valores, observações e medidas que não estão contextualizados ou organizados. A informação é o dado que foi organizado e processado e possivelmente formatado, filtrado, analisado e resumido. Diferente do dado, a informação é apresentada em forma significativa e útil para os seres humanos. Os gestores utilizam a informação para obter conhecimento. O conhecimento é um entendimento ou modelo, sobre pessoas, objetos ou eventos, derivados de informações sobre eles. Na minha opinião faz sentido falar de gestão da informação mas falar de gestão do conhecimento é no mínimo complicado.

As organizações utilizam a informação como um recurso, como um ativo ou como um produto.






A TI permite realizar a gestão da informação utilizando recursos tecnológicos.

O sistema de informação combina TI, dados, procedimentos e pessoas que coletam e usam os dados. Um sistema de informação pode ser definido como um conjunto de componentes inter-relacionados que coleta, processa, armazena e distribui informações destinadas a apoiar a tomada de decisão, a ajudar a coordenar e controlar uma organização [1] . Os sistemas de informação usam a TI para melhorar o desempenho das tarefas tornando-as mais fáceis e menos intensiva em mão de obra.

Os sistemas de informação envolvem hardware, software, processos e gente. Há uma certa confusão com o conceito de sistema de informação e o conceito de aplicação. Na verdade a aplicação (ou aplicativo) é o produto do desenvolvimento do software utilizado pelo sistema de informação.

As três principais atividades de um sistema de informação são : entrada, processamento e saída. A entrada captura os dados brutos do ambiente externo ou interno.
O processamento converte dados brutos em informação.
A saída transfere as informações processadas ás pessoas.
Os sistemas também requerem o feedback que ajudam as pessoas envolvidas com o sistema a avaliar ou corrigir a entrada.



Do ponto de vista empresarial, o SI é uma solução baseada em TI para enfrentar um desafio proposto pelo ambiente.
O estudo do SI é multidisciplinar e as abordagens podem ser técnicas ou comportamentais indicando que os SIs são sistemas sócio-técnicos.
Do ponto de vista sócio-técnico o desempenho de um sistema é otimizado quando a tecnologia e a organização adaptam-se mutuamente e chegam a um ajuste mútuo.


O escopo dos SIs foi ampliado com o crescimento da economia baseada na informação sobretudo com o aparecimento da INTERNET. De fato há uma crescente interdependência entre estratégia empresarial e processos de um lado e softwares, hardware e redes do outro.
O crescimento da capacidade de processamento dos computadores e o aumento da capilaridade das redes como a INTERNET está transformando as organizações em empreendimentos ligados em rede, permitindo a distribuição da informação instantaneamente dentro e para fora da organização. Entre as principais tendências oriundas do uso intensivo de redes pode-se citar [1]
-Achatamento Organizacional e mudança nos processos
-Trabalho desvinculado da localização
-Reorganização dos fluxos de trabalho
-Aumento da flexibilidade das organizações
-Redefinição das fronteiras organizacionais, colaboração.

Referências:
[1] Laudon & Laudon. Sistemas de Informação Gerenciais, Pearson/PrenticeHall,2004.
[2] Gordon & Gordon. Sistemas de Informação: Uma abordagem gerencial, LTC,2006.

2 comentários:

  1. ESSE ARTIGO E MUITO BOM , CONSEGUI RESPODER MUITAS QUESTÕES SOBRE SISTEMA DE IFORMAÇÃO .

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